Mandar uma mensagem para WhatsApp Business de uma empresa pode ser o primeiro passo de uma compra. O app de mensagens caiu no gosto de 95% dos brasileiros, segundo a pesquisa alemã da Statista.
A tecnologia encurtou a distância da comunicação e dessa forma, o diálogo acontece em tempo real. Porém, o contato humano não pode ser esquecido, por mais automático que o processo seja. Saiba como abordar seu cliente pelo aplicativo de mensagens, a fim de aumentar suas vendas.
A versão para empresas do WhatsApp diminui a chance de uma mensagem ser considerada spam. No entanto, isso não faz o cliente querer o seu contato “sem mais, nem menos”. Você precisa conquistá-lo e para isso, falar o que ele quer ouvir.
O primeiro passo então é configurar a conta no aplicativo, de modo a preencher alguns dados:
Com isso, o cliente já tem a noção do que encontra ao receber uma mensagem e, quando faz contato, consegue direcionar melhor o seu pedido.
As mensagens automáticas para WhatsApp Business são uma ação importante de comunicação rápida. Pode indicar uma saudação, a fim de passar a presença real da empresa via app.
Também pode sinalizar uma mensagem de ausência, quando a conversa iniciada acontece fora do horário previsto. Porém, não esqueça que automatizar o processo ajuda, mas não elimina a troca de mensagens. Afinal, o WhatsApp não é um chatbot.
Apesar da conta ser da empresa, o contato via app é humano. Uma mensagem para WhatsApp Business retrata uma conversa que pode acontecer na loja física ou em um evento. O cuidado para evitar o incômodo do cliente, acima de tudo, é fundamental.
Em primeiro lugar, a abordagem deve dizer ao cliente como você chegou até ele. Pode ser por uma indicação, o engajamento em uma rede social ou via grupo dentro do próprio app.
Quando a empresa se identifica, o cliente entende que não há risco na conversa. Isso diminui a chance da companhia ser bloqueada ou denunciada como spam.
Após o “quebra-gelo” a conversa deve continuar. No entanto, outros detalhes importantes devem ser considerados:
Com isso, a empresa inicia seu processo de pré-venda. O objetivo é informar e persuadir, de modo a motivar o cliente para comprar. Assim, o próximo passo é, decerto, vender.
Para vender é necessário informar. Uma das opções que amplia o alcance é usar todos os recursos multimídia do app. Uma foto que prenda a atenção ou um vídeo interativo desperta o gatilho no cliente.
As respostas dadas via mensagem para WhatsApp Business são pontuais, uma vez que sanam as dúvidas do cliente. Assim, começa a etapa de negociação. A interação como se o cliente estivesse frente a frente é um diferencial.
Invista também na linguagem flexível. Valorizar a singularidade alimenta o ego do cliente e assim, passa a ideia de que ele é o único que importa no momento. Dessa forma, negociar fica mais fácil e a realização da compra é uma consequência do processo.
Saber se a compra deu certo e atendeu ao que o cliente queria é fundamental. Já que a compra começa e termina via app, uma mensagem pós-venda faz a diferença. Uma pergunta como “deu tudo certo?” mostra ao cliente que a venda foi única e importante para a empresa.
Esse contato é decisivo para retroalimentar o ciclo de compras. Fazer com que o cliente sempre volte, em resumo, indica sucesso no uso de usar a estratégia de mensagem para WhatsApp Business.
As mensagens para o WhatsApp Business são uma valiosa estratégia, quando guiadas a fim de atender o objetivo da venda. Assim, lista-se como benefícios:
A aproximação deve ser limitada. A empresa passa a ideia para o cliente que está 100% disponível. Para a empresa, no entanto, a disponibilidade varia conforme a necessidade de venda.
Isso é necessário para evitar problemas, como atender fora do horário de trabalho. Uma vez criado o vínculo, os limites por parte do atendimento devem ser estabelecidos.
Uma vez entendido que vender é mais que apenas usar a estratégia de mensagem para WhatsApp Business, melhore o atendimento da sua empresa. Busque despertar o interesse, facilitar o diálogo e assim, garantir a experiência única de compra.