Mensagem para Whatsapp Business: é possível vender mais falando as coisas certas?

10 de novembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Mensagem para Whatsapp Business: é possível vender mais falando as coisas certas? - Socialmaker

Mandar uma mensagem para WhatsApp Business de uma empresa pode ser o primeiro passo de uma compra. O app de mensagens caiu no gosto de 95% dos brasileiros, segundo a pesquisa alemã da Statista

A tecnologia encurtou a distância da comunicação e dessa forma, o diálogo acontece em tempo real. Porém, o contato humano não pode ser esquecido, por mais automático que o processo seja. Saiba como abordar seu cliente pelo aplicativo de mensagens, a fim de aumentar suas vendas. 

Como usar o WhatsApp Business?

A versão para empresas do WhatsApp diminui a chance de uma mensagem ser considerada spam. No entanto, isso não faz o cliente querer o seu contato “sem mais, nem menos”. Você precisa conquistá-lo e para isso, falar o que ele quer ouvir.

O primeiro passo então é configurar a conta no aplicativo, de modo a preencher alguns dados:

  • A foto de perfil, isto é, o logotipo da empresa;
  • O horário de atendimento;
  • O catálogo com os produtos ou serviços vendidos;
  • A instrução dos meios de pagamento via app;

Com isso, o cliente já tem a noção do que encontra ao receber uma mensagem e, quando faz contato, consegue direcionar melhor o seu pedido. 

Mensagens automáticas

As mensagens automáticas para WhatsApp Business são uma ação importante de comunicação rápida. Pode indicar uma saudação, a fim de passar a presença real da empresa via app.

Também pode sinalizar uma mensagem de ausência, quando a conversa iniciada acontece fora do horário previsto. Porém, não esqueça que automatizar o processo ajuda, mas não elimina a troca de mensagens. Afinal, o WhatsApp não é um chatbot.

Como abordar o cliente com uma mensagem para WhatsApp Business?

homem sentado, usando o celular e o laptop ao mesmo tempo

A mensagem para WhatsApp Business pode promover uma interação automática. Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Apesar da conta ser da empresa, o contato via app é humano. Uma mensagem para WhatsApp Business retrata uma conversa que pode acontecer na loja física ou em um evento. O cuidado para evitar o incômodo do cliente, acima de tudo, é fundamental.

Em primeiro lugar, a abordagem deve dizer ao cliente como você chegou até ele. Pode ser por uma indicação, o engajamento em uma rede social ou via grupo dentro do próprio app. 

Quando a empresa se identifica, o cliente entende que não há risco na conversa. Isso diminui a chance da companhia ser bloqueada ou denunciada como spam.

Outras dicas de abordagem

Após o “quebra-gelo” a conversa deve continuar. No entanto, outros detalhes importantes devem ser considerados:

  • O tamanho das mensagens: os textos longos dão preguiça de ler;
  • A personalização do contato: o cliente precisa ser acolhido;
  • Oriente o cliente ao próximo passo.

Com isso, a empresa inicia seu processo de pré-venda. O objetivo é informar e persuadir, de modo a motivar o cliente para comprar. Assim, o próximo passo é, decerto, vender.

Como vender via mensagem para WhatsApp Business?

Para vender é necessário informar. Uma das opções que amplia o alcance é usar todos os recursos multimídia do app. Uma foto que prenda a atenção ou um vídeo interativo desperta o gatilho no cliente.

As respostas dadas via mensagem para WhatsApp Business são pontuais, uma vez que sanam as dúvidas do cliente. Assim, começa a etapa de negociação. A interação como se o cliente estivesse frente a frente é um diferencial. 

Invista também na linguagem flexível. Valorizar a singularidade alimenta o ego do cliente e assim, passa a ideia de que ele é o único que importa no momento. Dessa forma, negociar fica mais fácil e a realização da compra é uma consequência do processo.

A importância do pós-venda

Saber se a compra deu certo e atendeu ao que o cliente queria é fundamental. Já que a compra começa e termina via app, uma mensagem pós-venda faz a diferença. Uma pergunta como “deu tudo certo?” mostra ao cliente que a venda foi única e importante para a empresa.

Esse contato é decisivo para retroalimentar o ciclo de compras. Fazer com que o cliente sempre volte, em resumo, indica sucesso no uso de usar a estratégia de mensagem para WhatsApp Business.

Quais as vantagens de vender via mensagem para WhatsApp Business?

As mensagens para o WhatsApp Business são uma valiosa estratégia, quando guiadas a fim de atender o objetivo da venda. Assim, lista-se como benefícios:

  • A maior agilidade no contato e na tomada de decisão;
  • A maior proximidade com o cliente;
  • A aceitação do cliente para a constância do contato.

A aproximação deve ser limitada. A empresa passa a ideia para o cliente que está 100% disponível. Para a empresa, no entanto, a disponibilidade varia conforme a necessidade de venda. 

Isso é necessário para evitar problemas, como atender fora do horário de trabalho. Uma vez criado o vínculo, os limites por parte do atendimento devem ser estabelecidos.

Mãos à obra

Uma vez entendido que vender é mais que apenas usar a estratégia de mensagem para WhatsApp Business, melhore o atendimento da sua empresa. Busque despertar o interesse, facilitar o diálogo e assim, garantir a experiência única de compra.