O Whatsapp Business é uma boa solução para as empresas em meio a esse mundo cada vez mais conectado. Porém, é preciso entender que há vantagens e desvantagens. Por isso, é vital saber quais são elas e realizar a melhor escolha para seu negócio.
É um aplicativo gratuito para empresas. Inclusive, é possível dispor dele em celular com sistema Android ou iOS. Logo, foi criado para suprir as necessidades das firmas em relação ao diálogo com seu público.
Whatsapp Business é um recurso muito útil para as empresas. Embora não custe nada para o empresário, faz o perfil parecer mais confiável e passa ao cliente mais credibilidade. Acrescenta-se que esses não são os únicos benefícios.
Dentre as vantagens, também dá para indicar o horário que a unidade funciona. Ainda mais, é possível criar atalhos para informar a falta de resposta no momento e marcar as conversas com tags prontas do aplicativo ou criar novas como preferir.
Ao ter em vista todos os bens do aplicativo empresarial, não se pode deixar de falar que essa versão ajuda a tornar os clientes mais fiéis. Pois, as pessoas ficam mais satisfeitas ao ter uma resposta rápida e voltam a procurar a empresa.
O app permite que os clientes tenham um meio oficial para entrar em contato. Além de que, a empresa pode falar através de mensagens e mídias variadas. Desse modo, é possível tornar o contato mais particular.
Whatsapp Business conta com todos os recursos clássicos. Ou seja, pode-se criar grupos e enviar vários arquivos. Contudo, a versão para empresas dispõe de itens extras, são esses:
Essas ferramentas fazem com que se torne mais próximo o contato com o cliente. Afinal, através do catálogo o usuário não precisa esperar por resposta para saber quais produtos estão disponíveis, por exemplo.
Outro ponto interessante, com o link curto dá para mandar o cliente direto para outra página. Enquanto isso, as mensagens prontas ajudam com as respostas. Ainda, as etiquetas permitem identificar o freguês de modo mais fácil.
Uma forte diferença do Whatsapp Business são as etiquetas. A propósito, elas são uma marca de várias cores que se coloca nas conversas do aplicativo. Contudo, é possível criar novas, ou usar as opções já feitas pelo sistema, como por exemplo:
Com as etiquetas, pode-se unir os clientes em grupos. Dessa forma, é possível ver de forma clara a qual categoria se dirigir. Portanto, com isso dá para saber como abordar e sobre qual assunto falar com o indivíduo.
Dentre tudo, elas permitem que o app fique muito mais organizado. Assim, fica muito mais fácil achar pessoas ou conversas. Também dá para usá-las como base para criar uma resposta rápida eficaz e lista de transmissão específica.
As métricas cabem nas duas opções. Logo, é possível a partir delas saber se as táticas que a unidade abordou, são boas. Em outras palavras, diz se pode continuar como está, ou se é preciso mudar a forma de tratar o cliente.
Vale destacar também, que o programa não consegue gerar métricas em relação a satisfação do usuário. Porém, nos dias atuais, esses dados são vitais. Visto que, as unidades precisam deles para promover ações mais assertivas.
Apesar de possuir inúmeros pontos a favor, é preciso falar que ainda há aspectos que podem ser uma desvantagem para a empresa. Contudo, os principais problemas ao usar esse Whatsapp começam a surgir quando a firma começa a crescer.
Em vista do que foi dito, pode-se concluir que o aplicativo é uma boa opção para os pequenos negócios. Entretanto, não é indicado para unidades maiores que dispõe de número elevado de clientes e larga demanda.
O Whatsapp Business não foi feito com o objetivo principal de atender clientes. Por isso, o serviço se torna limitado. Aliás, só pode ser usado em um dispositivo, o que faz ser difícil a resposta caso tenha mais de um usuário para responder na mesma hora.
Mesmo com tantos benefícios, é vital que se considere alguns pontos antes de escolher o aplicativo. Pois, caso não saiba trabalhar os recursos, isto pode se tornar um problema, e, causar efeito contrário. Portanto, é preciso prestar atenção a:
Um quadro de funcionários aptos ajuda a manter a qualidade do serviço. Além de que, o contato é direto e deve ser feito de forma rápida. Conforme isso, as estratégias têm que ser precisas e respeitar o espaço do cliente.
Outro ponto negativo do Whatsapp Business é o limite de mensagens. Nesse sentido, o aplicativo só permite enviar mensagens a 256 contatos. Isto é, caso passe desse valor, é possível que tenha o contato bloqueado.
Pode-se afirmar, em razão das limitações, que essa versão é indicada apenas para empresas pequenas. Ou seja, para aquelas que contam com até no máximo 5 funcionários. Afinal, o mesmo foi criado com objetivo de atender pequenos e médios negócios.
Uma das funções mais importantes do Whatsapp Business, porém, é mal utilizada. A métrica é pouco conhecida pelas pessoas. Desse modo, não a usam para explorar os benefícios de aplicá-la e perdem de fazer análises melhores.
Com base no que foi dito, você já conhece as vantagens e desvantagens desse app. Então, avalie bem como ele pode contribuir para sua empresa e qual a melhor maneira de usá-lo no dia a dia para aumentar suas vendas.