Whatsapp Business: vantagens e desvantagens que você precisa avaliar

11 de novembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Whatsapp Business: vantagens e desvantagens que você precisa avaliar - Socialmaker

O Whatsapp Business é uma boa solução para as empresas em meio a esse mundo cada vez mais conectado. Porém, é preciso entender que há vantagens e desvantagens. Por isso, é vital saber quais são elas e realizar a melhor escolha para seu negócio.  

O que é Whatsapp Business?

É um aplicativo gratuito para empresas. Inclusive, é possível dispor dele em celular com sistema Android ou iOS. Logo, foi criado para suprir as necessidades das firmas em relação ao diálogo com seu público. 

Vantagens do Whatsapp Business

Whatsapp Business é um recurso muito útil para as empresas. Embora não custe nada para o empresário, faz o perfil parecer mais confiável e passa ao cliente mais credibilidade. Acrescenta-se que esses não são os únicos benefícios. 

  • Aplicativo gratuito;
  • Mensagens rápida;
  • Mobilidade;
  • Dispõe dos dados da empresa;
  • Vitrine online dos produtos;
  • Coleta de dados sobre as conversas.

Dentre as vantagens, também dá para indicar o horário que a unidade funciona. Ainda mais, é possível criar atalhos para informar a falta de resposta no momento e marcar as conversas com tags prontas do aplicativo ou criar novas como preferir. 

Clientes fidelizados

Ao ter em vista todos os bens do aplicativo empresarial, não se pode deixar de falar que essa versão ajuda a tornar os clientes mais fiéis. Pois, as pessoas ficam mais satisfeitas ao ter uma resposta rápida e voltam a procurar a empresa.

Atendimento exclusivo através do Whatsapp Business

O app permite que os clientes tenham um meio oficial para entrar em contato. Além de que, a empresa pode falar através de mensagens e mídias variadas. Desse modo, é possível tornar o contato mais particular. 

Ferramentas disponíveis 

Whatsapp Business conta com todos os recursos clássicos. Ou seja, pode-se criar grupos e enviar vários arquivos. Contudo, a versão para empresas dispõe de itens extras, são esses:

  • Catálogo;
  • Link curto;
  • Mensagens prontas;
  • Etiquetas. 

Essas ferramentas fazem com que se torne mais próximo o contato com o cliente. Afinal, através do catálogo o usuário não precisa esperar por resposta para saber quais produtos estão disponíveis, por exemplo.

Outro ponto interessante, com o link curto dá para mandar o cliente direto para outra página. Enquanto isso, as mensagens prontas ajudam com as respostas. Ainda, as etiquetas permitem identificar o freguês de modo mais fácil.

mulher sentada no chão, trabalhando no laptop e celular ao mesmo tempo

O Whatsapp Business é um app cheio de recursos. Foto de Vlada Karpovich no Pexels.

Etiquetas para identificação de clientes

Uma forte diferença do Whatsapp Business são as etiquetas. A propósito, elas são uma marca de várias cores que se coloca nas conversas do aplicativo. Contudo, é possível criar novas, ou usar as opções já feitas pelo sistema, como por exemplo:

  • Message via ad;
  • Novo cliente;
  • Novo pedido;
  • Pagamento pendente;
  • Pago;
  • Pedido finalizado.

Com as etiquetas, pode-se unir os clientes em grupos. Dessa forma, é possível ver de forma clara a qual categoria se dirigir. Portanto, com isso dá para saber como abordar e sobre qual assunto falar com o indivíduo.  

Dentre tudo, elas permitem que o app fique muito mais organizado. Assim, fica muito mais fácil achar pessoas ou conversas. Também dá para usá-las como base para criar uma resposta rápida eficaz e lista de transmissão específica.

Métricas do aplicativo: benefício ou desvantagem?

As métricas cabem nas duas opções. Logo, é possível a partir delas saber se as táticas que a unidade abordou, são boas. Em outras palavras, diz se pode continuar como está, ou se é preciso mudar a forma de tratar o cliente. 

Vale destacar também, que o programa não consegue gerar métricas em relação a satisfação do usuário. Porém, nos dias atuais, esses dados são vitais. Visto que, as unidades precisam deles para promover ações mais assertivas.

Desvantagens do Whatsapp Business

Apesar de possuir inúmeros pontos a favor, é preciso falar que ainda há aspectos que podem ser uma desvantagem para a empresa. Contudo, os principais problemas ao usar esse Whatsapp começam a surgir quando a firma começa a crescer.   

  • Não serve para empreendimentos com muitos funcionários;
  • Inviável realizar o envio de muitas mensagens;
  • Permite usar táticas erradas;
  • Só pode ser usado em um aparelho por vez.

Em vista do que foi dito, pode-se concluir que o aplicativo é uma boa opção para os pequenos negócios. Entretanto, não é indicado para unidades maiores que dispõe de número elevado de clientes e larga demanda.

Serviço limitado

O Whatsapp Business não foi feito com o objetivo principal de atender clientes. Por isso, o serviço se torna limitado. Aliás, só pode ser usado em um dispositivo, o que faz ser difícil a resposta caso tenha mais de um usuário para responder na mesma hora. 

O Whatsapp Business exige empenho no seu uso

Mesmo com tantos benefícios, é vital que se considere alguns pontos antes de escolher o aplicativo. Pois, caso não saiba trabalhar os recursos, isto pode se tornar um problema, e, causar efeito contrário. Portanto, é preciso prestar atenção a: 

  • Equipe que deve ser capaz de usar a ferramenta da forma certa;
  • Planejar boas táticas.

Um quadro de funcionários aptos ajuda a manter a qualidade do serviço. Além de que, o contato é direto e deve ser feito de forma rápida. Conforme isso, as estratégias têm que ser precisas e respeitar o espaço do cliente.

Há limite de mensagem no Whatsapp Business

Outro ponto negativo do Whatsapp Business é o limite de mensagens. Nesse sentido, o aplicativo só permite enviar mensagens a 256 contatos. Isto é, caso passe desse valor, é possível que tenha o contato bloqueado. 

Whatsapp Business não é indicado para todas as empresas

Pode-se afirmar, em razão das limitações, que essa versão é indicada apenas para empresas pequenas. Ou seja, para aquelas que contam com até no máximo 5 funcionários. Afinal, o mesmo foi criado com objetivo de atender pequenos e médios negócios.

Mal uso da coleta de dados

Uma das funções mais importantes do Whatsapp Business, porém, é mal utilizada. A métrica é pouco conhecida pelas pessoas. Desse modo, não a usam para explorar os benefícios de aplicá-la e perdem de fazer análises melhores.

Veja se o WhatsApp Business é para o seu negócio

Com base no que foi dito, você já conhece as vantagens e desvantagens desse app. Então, avalie bem como ele pode contribuir para sua empresa e qual a melhor maneira de usá-lo no dia a dia para aumentar suas vendas.