As vendas no varejo ganharam um grande aliado nos últimos anos, o aplicativo WhatsApp Business, que se tornou uma ótima ferramenta de negócios. Isso porque, essa versão da plataforma conta com recursos que facilitam e otimizam a prática do comércio eletrônico.
As vendas no varejo pelo WhatsApp funcionam através de técnicas que utilizam as funções do aplicativo para alavancar os negócios. Dessa forma, o varejista consegue otimizar o atendimento, de acordo com as novas demandas do mercado.
A prática ganhou mais notoriedade durante a pandemia da Covid-19, por conta das medidas de restrição que dificultaram o comércio presencial. No entanto, muitas empresas já faziam o uso da ferramenta para divulgarem os seus produtos e fazerem contato com os clientes.
Apesar de não ser o objetivo principal da plataforma, o WhatsApp conta com várias funções que ajudam a impulsionar as vendas na internet. Dessa forma, dá para criar uma estratégia de marketing mais eficiente, uma vez que ele possibilita:
Existe também a versão Business do aplicativo, que oferece recursos específicos para as empresas. Como, por exemplo, a criação de catálogos, divulgação dos horários de funcionamento, o endereço e o envio de mensagens automáticas.
As vendas no varejo pelo WhatsApp ajudam na divulgação de produtos e serviços, na comunicação com os clientes e na redução de custos. Ou seja, é uma das opções mais eficientes para quem deseja um atendimento personalizado e bons resultados.
O WhatsApp, aliás, é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, segundo os dados do site Mobile Time e da empresa Opinion Box. Sendo assim, o mensageiro se tornou uma ferramenta crucial para o sucesso de um negócio.
Uma das principais vantagens de usar o WhatsApp para vendas é a possibilidade de criar um contato direto entre a empresa e o consumidor. Como resultado, isso evita a perda de tempo e garante uma comunicação mais clara e objetiva, o que ajuda a fidelizar os clientes.
Existe também a função de enviar uma mensagem automática e personalizada, o que oferece comodidade e agilidade no contato.
Outro benefício que o aplicativo oferece é a opção catálogo, um recurso que permite ao cliente ter o acesso aos dados do produto, por exemplo:
É uma forma do vendedor organizar e classificar os itens para a divulgação. Além disso, ele facilita a consulta do cliente, pois os detalhes ficam sempre disponíveis no perfil da empresa. Assim, faz com que a escolha seja mais rápida e assertiva.
Por último, o WhatsApp é gratuito e não cobra pelos seus serviços, o que é uma vantagem para os pequenos negócios que não podem investir em anúncios pagos. Enfim, também é uma forma de comércio remoto, que ajuda a economizar com aluguel.