É possível usar o WhatsApp para fazer vendas no varejo?

10 de abril de 2023 Escrito por Diego Dias
É possível usar o WhatsApp para fazer vendas no varejo? - Socialmaker

As vendas no varejo ganharam um grande aliado nos últimos anos, o aplicativo WhatsApp Business, que se tornou uma ótima ferramenta de negócios. Isso porque, essa versão da plataforma conta com recursos que facilitam e otimizam a prática do comércio eletrônico.

Como funcionam as vendas no varejo pelo WhatsApp?

As vendas no varejo pelo WhatsApp funcionam através de técnicas que utilizam as funções do aplicativo para alavancar os negócios. Dessa forma, o varejista consegue otimizar o atendimento, de acordo com as novas demandas do mercado.

A prática ganhou mais notoriedade durante a pandemia da Covid-19, por conta das medidas de restrição que dificultaram o comércio presencial. No entanto, muitas empresas já faziam o uso da ferramenta para divulgarem os seus produtos e fazerem contato com os clientes.

Usuário segurando smartphone em mãos diante de parede ao fundo branca enquanto digita algo durante realização de Vendas no varejo pelo mensageiro whatsapp

O WhatsApp ajuda a melhorar as vendas no varejo. Imagens do site Freepik.

Ferramentas de vendas do WhatsApp

Apesar de não ser o objetivo principal da plataforma, o WhatsApp conta com várias funções que ajudam a impulsionar as vendas na internet. Dessa forma, dá para criar uma estratégia de marketing mais eficiente, uma vez que ele possibilita:

Existe também a versão Business do aplicativo, que oferece recursos específicos para as empresas. Como, por exemplo, a criação de catálogos, divulgação dos horários de funcionamento, o endereço e o envio de mensagens automáticas.

Quais as vantagens do Whatsapp para vendas no varejo?

As vendas no varejo pelo WhatsApp ajudam na divulgação de produtos e serviços, na comunicação com os clientes e na redução de custos. Ou seja, é uma das opções mais eficientes para quem deseja um atendimento personalizado e bons resultados.

O WhatsApp, aliás, é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, segundo os dados do site Mobile Time e da empresa Opinion Box. Sendo assim, o mensageiro se tornou uma ferramenta crucial para o sucesso de um negócio.

Facilidade na comunicação com os clientes

Uma das principais vantagens de usar o WhatsApp para vendas é a possibilidade de criar um contato direto entre a empresa e o consumidor. Como resultado, isso evita a perda de tempo e garante uma comunicação mais clara e objetiva, o que ajuda a fidelizar os clientes.

Existe também a função de enviar uma mensagem automática e personalizada, o que oferece comodidade e agilidade no contato.

Pessoa segurando celular que exibe notificações do Twitter e WhatsApp, onde é possível realizar Vendas no varejo

As vendas no varejo pelo WhatsApp oferecem benefícios para o consumidor e a empresa. Imagem de Jamie Street no Unsplash

Divulgação de produtos e serviços

Outro benefício que o aplicativo oferece é a opção catálogo, um recurso que permite ao cliente ter o acesso aos dados do produto, por exemplo:

  • preço;
  • fotos;
  • composição.

É uma forma do vendedor organizar e classificar os itens para a divulgação. Além disso, ele facilita a consulta do cliente, pois os detalhes ficam sempre disponíveis no perfil da empresa. Assim, faz com que a escolha seja mais rápida e assertiva.

Redução de custos

Por último, o WhatsApp é gratuito e não cobra pelos seus serviços, o que é uma vantagem para os pequenos negócios que não podem investir em anúncios pagos. Enfim, também é uma forma de comércio remoto, que ajuda a economizar com aluguel.