Branding books: o que são?

25 de setembro de 2023 Escrito por Diego Dias
Branding books: o que são? - Socialmaker

Branding books são livros para quem quer entender o conceito e saber como aplicá-lo na sua empresa para atingir o sucesso da marca. Dessa forma, no cenário em constante evolução dos negócios e da comunicação, vale a pena conhecer mais sobre eles.

O que são branding books?

Branding books, ou “livros de branding”, são obras que exploram e detalham os conceitos, estratégias e práticas que se relacionam ao tema. Assim, oferecem insights para construir, gerenciar e fortalecer marcas de modo eficaz, para empresas e no âmbito pessoal.

É comum que eles sejam escritos por especialistas em marketing, publicidade, ou áreas de desenvolvimento pessoal. Por isso, abordam muitos tópicos distintos, o que inclui aspectos interessantes como, por exemplo:

  • identidade de marca;
  • posicionamento;
  • estratégias de comunicação;
  • criação de valor;
  • desenvolvimento de logotipos.

Também apresentam estudos de caso de empresas famosas e análises plenas das tendências de mercado. Então, oferece conselhos práticos para criar uma imagem sólida e que fique marcada na mente das pessoas.

Branding books: o que são?

Os branding books são opções interessantes para quem quer entender mais sobre identidade de marca. Imagem de Alena Darmel em Pexels.

Qual a importância de conferir esse conteúdo?

Eles são fontes valiosas de conhecimento para quem trabalha com marketing ou deseja empreender. Isso porque, podem ajudar qualquer pessoa que se interessa em saber os princípios por trás da construção e manutenção de empresas bem-sucedidas.

Quais os exemplos de branding books?

Os branding books possuem várias obras de muitos atores e elas abordam vários aspectos do conceito. Dessa forma, oferecem uma visão profunda sobre como as empresas se comunicam, criam relações e se destacam em mercados competitivos, veja exemplos:

  • Building Strong Brands — David A. Aaker;
  • Positioning: The Battle for Your Mind — Al Ries e Jack Trout;
  • Contagious: How to Build Word of Mouth in the Digital Age — Jonah Berger;
  • Influence: The Psychology of Persuasion — Robert B. Cialdini;
  • The Brand Gap — Marty Neumeier;
  • Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action — Simon Sinek;
  • Purple Cow: Transform Your Business by Being Remarkable — Seth Godin;
  • Branding: In Five and a Half Steps — Michael Johnson;
  • Building a StoryBrand: Clarify Your Message So Customers Will Listen — Donald Miller;
  • Brand Thinking and Other Noble Pursuits — Debbie Millman.

Esses são apenas alguns exemplos, mas há muitos outros livros que exploram diferentes aspectos do branding. Assim, oferecem insights de grande interesse para profissionais da área ou qualquer pessoa que se interesse em construir imagens sólidas para sua persona.

Branding books: o que são?

Os branding books ajudam as pessoas a entenderem melhor os conceitos de construção de marca. Imagem de AlphaTradeZone em Pexels.

Como funcionam os branding books?

Os branding books funcionam como guias que exploram os princípios, estratégias e práticas que se relacionam à construção de marcas. Por isso, por meio deles você deve aprender conceitos e dados como os que estão a seguir.

Abordagem abrangente

Essas obras tocam em uma ampla gama de tópicos, isto é, desde os conceitos básicos de branding até estratégias avançadas de marketing. Dessa forma, eles podem explorar a importância de criar uma identidade, desenvolver uma proposta de valor, entre outras ações.

Análise de caso

Muitos desses livros incluem estudos de caso de marcas conhecidas para ilustrar como os conceitos servem na prática. Então, isso ajuda a entender melhor como construir o sucesso por meio de seus princípios.

Conselhos práticos

Nos branding books os autores oferecem conselhos práticos e dicas para ajudar os leitores a aplicarem o que ensinam em seu dia a dia. Portanto, isso inclui orientações sobre como criar logotipos, gerar estratégias de marketing de conteúdo e gerenciar a reputação online.

Visão teórica

As obras discutem as teorias e exploram conceitos como percepção do cliente, bem como, psicologia das cores, construção de narrativas e outros aspectos. Por isso, explica os detalhes que moldam como as pessoas percebem as marcas.

Elas podem abordar também como evoluiu ao longo do tempo, suas mudanças nas tendências de consumo. Além disso, exploram como a tecnologia mudou o comportamento do cliente.

Branding books: o que são?

Os branding books são ótimos para demonstrar a teoria e a prática do conceito. Imagem de Kindel Media em Pexels.

Por que usar branding books?

Os branding books servem para dar conhecimento sobre uma das técnicas mais importantes do marketing, mas vai além. Isso porque, não abrange só o fundamento teórico, mas também mostram exemplos práticos de como o conceito se aplica.

Eles servem como recursos de referência, com listas de modelos e exercícios, que dá para usar ao criar suas próprias estratégias. Assim, também dá para entender como o mercado se atualiza e saber o que esperar como novas tendências.

Usar livros do conceito é uma forma eficaz de obter um conhecimento sólido e profundo sobre os princípios, estratégias e práticas. Dessa forma, ajuda você a criar e gerenciar marcas de maneira mais eficaz para impactar o seu público-alvo.