Branding content: aprenda a fazer

27 de setembro de 2023 Escrito por Diego Dias
Branding content: aprenda a fazer - Socialmaker

Branding content é a identidade de uma marca que surge em forma de conteúdo que a mesma produz. Assim, desde histórias autênticas a informações valiosas, essa estratégia cria conexões, molda percepções e estabelece uma presença única e memorável no mundo digital.

O que é branding content?

Branding content se refere ao conteúdo que se cria e compartilha como parte da estratégia de construir uma imagem. Dessa forma, é um conceito que se aplica para uma empresa ou mesmo para uma marca pessoal e esse tipo de conteúdo é feito com a meta de:

  • transmitir valores;
  • mostrar a personalidade;
  • definir a mensagem da empresa.
Branding content: aprenda a fazer

O branding content é um conceito muito importante para a construção de uma marca. Imagem de RDNE Stock project em Pexels.

Tudo isso visando construir e fortalecer a conexão com o público-alvo. Por isso, essa é uma ferramenta poderosa para moldar a percepção da marca e criar uma imagem que se reconheça em todo o lugar.

Quais são os exemplos de branding content?

É crucial dividir o conceito com publicações feitas em várias plataformas, como as redes sociais. Então, algumas opções que se deve utilizar para conseguir conversar com o seu público-alvo são as que estão a seguir:

  • site;
  • mídias sociais;
  • blogs;
  • vídeos;
  • podcasts.

A comunicação por conteúdo pode se aplicar em vários métodos e vale a pena conhecer alguns locais onde usar. Assim, alguns dos principais materiais em que você pode postar estão a seguir.

História da marca

Uma das formas de fazer o conceito é conseguir partilhar a origem da marca, sua missão e os valores que a norteiam. Portanto, isso permite que os clientes se conectem de modo emocional com a empresa.

Educacional

Faça um conteúdo que ensine algo de valor para o seu público, sobre a área onde atua. Dessa forma, isso faz com que a marca se estabeleça como uma autoridade em seu setor, ganha a confiança do seu público.

Estilo de vida

Uma produção possível com branding content é mostrar como a marca se encaixa na vida cotidiana dos clientes. Então, vale a pena se associar a um estilo de vida ou valores específicos.

Depoimentos e casos de sucesso

Apresentar histórias de usuários satisfeitos e os resultados positivos que eles alcançaram com a ajuda da marca é uma boa ideia. Isso porque, esse é o marketing de recomendação, é um dos melhores tipos que existem.

Compartilhar mensagens que motivam e inspiram são uma boa forma de atrair público. Mas, também é crucial usar bons elementos visuais, com cores, fontes e imagens, para criar uma identidade visual forte.

Branding content: aprenda a fazer

O branding content é um processo constante para quem deseja chegar ao sucesso da marca. Imagem de RDNE Stock project em Pexels.

Faça um conteúdo interativo

Busque engajar público e fazer um bom branding eficaz com enquetes, bem como, concursos e outras interações que fortaleçam a conexão com a marca. Além disso, mostre os processos internos da empresa, a equipe por trás e como os produtos ou serviços que se produz.

Como fazer branding content?

Para criar um branding content eficaz é bom fazer um bom planejamento e estratégia. Assim, a seguir estão algumas etapas que você pode seguir para gerar um conteúdo com impacto positivo.

Defina seus objetivos

Identifique, antes de tudo, o que você deseja alcançar com o branding. Isso porque, algumas opções é aumentar a fama da marca, se estabelecer como uma autoridade na sua área ou construir uma conexão emocional com seu público.

É crucial saber quem são seus clientes ou seguidores ideais. Dessa forma, é bom conhecer sua persona, entender seus interesses, necessidades e valores, porque isso te ajuda a adaptar seu conteúdo para ressoar com eles.

Desenvolva sua identidade de marca

O conceito passa a existir de verdade depois que você define sua voz, estilo e identidade visual. Então, isso garante que seu conteúdo seja consistente que qualquer um possa reconhecer.

Planeje sua estratégia de conteúdo

Crie um plano de post que inclua uma boa variedade de mídias, como artigos, vídeos e imagens. Assim, pense em como cada peça se encaixa nos objetivos da marca e preze pela qualidade, ele tem que oferecer valor ao seu público e pode ser:

  • educacional;
  • inspirador;
  • informativo;
  • entretenimento.

O que importa é que esteja alinhado com sua empresa e atenda às necessidades do seu público. Além disso, é crucial que seja autentico para cativar um público real e gerar conexões que você possa manter no futuro.

Branding content: aprenda a fazer

O branding content é uma ferramenta que importa muito para elaborar a imagem da marca. Imagem de Leeloo Thefirst em Pexels.

Por que usar o branding content?

O branding content é a ponte que conecta a marca ao seu público de maneira genuína e cativante. Então, ao contar histórias autênticas, partilhar dados relevantes e expressar valores distintos, as empresas se destacam e criam laços duradouros.