Branding pessoal é um conceito crucial para quem deseja evoluir como pessoa e também como profissional. Por isso, vale a pena entender mais sobre ele para criar o seu de uma forma efetiva para crescer e se destacar em várias áreas da vida.
Branding pessoal é o processo de criar e gerenciar uma imagem, reputação e presença para si como indivíduo. Assim, do mesmo modo que as empresas buscam se destacar em um mercado competitivo, as pessoas também possuem uma marca pessoal.
Elas precisam disso para construir boas carreiras, projetos e interações sociais. Então, o termo se refere a uma prática que envolve identificar e comunicar de forma consistente vários aspectos como:
O conjunto é o que faz de você uma figura única e valiosa como pessoa e como profissional. Portanto, isso não se limita apenas a um aspecto de sua vida, mas também inclui sua presença online, sua interação com os outros e como você é percebido em várias situações.
O branding pessoal conta com alguns elementos-chave que o tornam único e é crucial entender quais são eles. Por isso, a seguir estão listados os principais conceitos desse processo:
Ele é muito relevante em um mundo cada vez mais conectado e digital, onde todos pesquisam e avaliam indivíduos com facilidade. Dessa forma, ter uma marca pessoal forte pode abrir portas, criar chances profissionais e pessoais e ajudar a construir sucesso na carreira.
Para fazer branding pessoal é necessário construir uma marca individual eficaz, o que envolve muita estratégia para destacar suas habilidades, personalidade e valores únicos. Por isso, a seguir estão algumas etapas para criar solidez no processo.
O primeiro passo para essa criação é poder compreender a si, ou seja, identificar suas paixões, valores, habilidades, experiências e interesses. Dessa forma, isso ajudará a criar uma marca autêntica e consistente.
Saiba quem é o seu público-alvo, as pessoas que você deseja alcançar com a sua marca pessoal. Assim, será possível saber como adaptar sua mensagem e comunicação conforme as necessidades e interesses desse grupo.
Defina quais aspectos o tornam único e valioso. Para tanto, procure o que apenas você pode oferecer e estabeleça uma proposta de valor clara e centrada em como você pode resolver problemas ou agregar valor aos outros.
Para que o branding pessoal dê certo, crie uma mensagem concisa, que se lembrem e que comunique quem você é, o que faz e qual é a sua missão. Então, essa mensagem deve se adaptar para diferentes contextos, como redes sociais, currículo e apresentações.
Escolha cores, fontes e elementos visuais que representem sua marca pessoal. Dessa forma, use sempre essas mídias em suas plataformas online, site, currículo e outras presenças digitais.
Ter uma presença online sólida é crucial atualmente, para isso, crie perfis em locais que importam para sua área. Além disso, publique um conteúdo que reflita seus interesses e conhecimentos, de modo a se estabelecer como um especialista em sua área de atuação.
Lembre-se que no branding pessoal todos os seus posts devem ser relevantes e ter valor para seu público. Assim, inclua artigos, mídias em redes sociais e mostre o que você sabe do assunto e sua perspectiva única para atingir sua persona.
Construa relações com pessoas da sua área e de outras áreas afins, já que o networking cria parcerias valiosas. Dessa forma, é possível ver oportunidades e receber feedback, que te levem a aprender com sua audiência e ajustar sua estratégia.
Uma boa construção de branding pessoal se baseia em construir uma marca e ser conhecido por ela, o que é possível quando se é verdadeiro. Então, não atue, evite tentar ser algo que você não é, porque as pessoas percebem quando algo é genuíno.