Automatizar WhatsApp vale a pena mesmo? 5 principais vantagens

1 de outubro de 2023 Escrito por Diego Dias
Automatizar WhatsApp vale a pena mesmo? 5 principais vantagens - Socialmaker

Automatizar WhatsApp é uma prática inovadora que as empresas utilizam para melhorar como falam com os clientes e tornar a comunicação mais eficiente. Por isso, o texto a seguir explora os benefícios de fazer o uso dessa técnica no dia a dia do seu negócio.

O que é preciso para automatizar WhatsApp?

Para automatizar WhatsApp, antes de tudo, é preciso buscar por opções que contem com bons recursos, como, por exemplo, gestão de mensagens, envio de respostas prontas e opções para tornar o serviço mais pessoal. Depois disso, basta:

  • integrar com a API do WhatsApp Business, para, assim, se conectar de forma oficial;
  • planejar os fluxos de interação que deseja modernizar;
  • criar mensagens ideais para cada etapa, desde boas-vindas, até o pós-venda;
  • construir uma lista de contatos de forma ética e com permissão;
  • estar conforme as normas de uso e as políticas do app;
  • treinar a equipe sobre como lidar com o novo modelo.

Vale lembrar ainda que cada negócio é único, ou seja, tem as suas próprias metas, desafios e requisitos típicos. Portanto, é crucial adaptar o plano de ação, assim como o enfoque para se alinhar com a identidade da marca, o público-alvo e os objetivos comerciais.

Automatizar WhatsApp vale a pena mesmo? 5 principais vantagens

Automatizar WhatsApp melhora a comunicação entre a empresa e o cliente. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Como lidar com falhas em tempo real?

Embora seja um processo de melhoria, é possível surgirem falhas pontuais ao longo do processo de automação. Para lidar com eles, então, é vital:

  • criar alerta para apontar possíveis erros;
  • manter uma equipe pronta para intervir quando for preciso;
  • configurar mensagens de erro claras para os clientes não perderem tempo;
  • ter um bom plano de backup;
  • analisar os padrões para achar a causa raiz do problema;
  • realizar testes com rigor antes de lançar mão da técnica.

Quanto custa a API do WhatsApp?

O custo da API do WhatsApp varia de acordo com a BSP (Business Solutions Provider) que a empresa opta, enquanto o preço das conversas variam conforme o país. No Brasil, o chat iniciado pelo usuário custa R$ 0,25, já quando é empresa vale R$ 0,39.

No entanto, o processo pode ser feito por meio de plataformas que fazem a integração com o app, bem como a API oficial da marca. Com esse recurso, aliás, dá para definir gatilhos e a resposta automática para cada um, ou até mesmo um menu de opções iniciais.

Automatizar WhatsApp vale a pena mesmo? 5 principais vantagens

O custo para automatizar WhatsApp não é muito alto em relação aos ganhos. Imagem do Freepik.

Quais são as vantagens de automatizar WhatsApp?

As vantagens de automatizar WhatsApp estão ligadas a eficiência das operações. Isso porque, o envio de respostas prontas reduz o tempo gasto em tarefas repetitivas e libera a equipe para focar em atividades mais estratégicas. Confira abaixo outros cinco benefícios.

Economia de tempo e recursos

Quando a empresa faz uso da automação há uma redução de custos, pois as pessoas não precisam fazer as coisas uma por uma. Além disso, o time de funcionários não precisa ser muito grande, visto que a ação humana é a mínima possível.

Respostas rápidas

Oferecer respostas rápidas é um dos maiores pontos positivos, pois os usuários não gostam de esperar muito por um retorno. Como resultado, ajuda a manter os clientes mais felizes, o que pode ser sentido nas avaliações online.

Personalização Aprimorada

A personalização aprimorada serve para aproximar o cliente à marca com algo que parece feito para ele. Por exemplo, dá para dizer “Olá” seguido pelo nome da pessoa. Isso faz ela se sentir especial e mais ligada à sua empresa, o que é ótimo para fidelizá-lo.

Análise de dados e melhoria contínua

Analisar dados e aplicar melhorias com base neles é essencial. Em outras palavras, é como olhar para um mapa que mostra se você está indo bem e onde pode melhorar. Com esses eles, aliás, você pode fazer ajustes para deixar as coisas ainda melhores.

Segmentação eficiente do público-alvo

Segmentar o público-alvo é como separar as pessoas que têm algo em comum em grupos. Dessa forma, torna-se possível enviar mensagens que se encaixem em cada interesse. Isso te ajuda a mostrá-las que você entende o que elas querem.

Automatizar WhatsApp vale a pena mesmo? 5 principais vantagens

Ao automatizar WhatsApp, a equipe pode focar em tarefas mais estratégicas. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Automatizar WhatsApp vale para todos os tipos de negócios?

Automatizar WhatsApp pode ser útil para vários tipos de negócios, porém, não é uma solução universal. Logo, é importante pensar no perfil de empresa que você tem e nas necessidades dos seus clientes.