As vendas B2B (business-to-business) é um sistema que faz transações entre empresas e não com o cliente final. Ou seja, onde uma marca vende produtos ou serviços a outra. Desse modo, conheça mais sobre como ele funciona a seguir.
As vendas B2B são feitas de empresa para empresa, portanto, é a tradução literal do seu nome completo (business to business). Dessa forma, a transação é feita de um negócio para outro e não envolve o consumidor final, o que exige um planejamento de vendas distinto.
Entender o que é B2C, aliás, ajuda a compreender o processo de venda B2B. Isso porque, na venda feita para o consumidor final, o processo comercial é mais simples. Enquanto isso, na venda para empresas, a negociação é complexa e a tomada de decisão leva mais tempo.
Ao contrário das vendas B2B, as vendas B2C são feitas de uma empresa ou vendedor para o consumidor final. Por isso, o processo se baseia em envolver somente a tomada de decisão dele próprio e outras diferenças são:
Essa abordagem consiste na atuação do vendedor como um consultor, a fim de que ele entenda as necessidades do cliente. Assim, em conjunto com ele, investigam se o produto ou serviço é ideal para resolver os problemas dele e no B2C, a venda consultiva não é tão comum.
Outra ideia que costuma surgir quando se fala de vendas B2B são as complexas, ou venda assistida. Ou seja, são aquelas que possuem diversas variáveis e etapas até que se feche negócio. Mas, quando se trata do cliente final, o processo é mais simples.
O ticket médio é uma grande diferença entre empreender nas vendas B2B e B2C. Isso porque, quando se lida direto com empresas, ele costuma ser bem mais alto, já que oferecem soluções únicas, cujo investimento é maior.
Na venda B2C, a tomada de decisão se baseia em emoções e ocorre com rapidez, para satisfazer o que deseja. Enquanto isso, o comprador B2B, faz a compra de modo estratégico, com um ciclo de vendas mais longo.
Por se tratarem de soluções mais caras, no geral, os compradores B2B também são exigentes e seletivos, com muita pesquisa antes de demonstrar interesse. Então, o conteúdo é uma parte importante de uma estratégia de vendas, já que auxilia a educar o comprador.
Essas vendas se baseiam na construção de uma relação de longo prazo, porque a confiança é crucial nesse negócio. Isso porque, as transações são mais complexas e envolve valores altos. Portanto, o processo demora mais e envolve várias etapas como:
O público-alvo se interessam muitas vezes no valor que um produto ou serviço pode trazer para seus negócios. Por isso, é bom investir em argumentos de venda, como os benefícios, no retorno sobre o investimento (ROI) e em como a oferta atende às suas metas e desafios.