Diferente de outros métodos, o marketing de guerrilha se destaca pela sua forma de surpreender o público com uma dose de exagero. No entanto, é uma maneira eficaz de atrair o público para uma marca que não tem muito capital para investir, entenda o conceito.
Marketing de guerrilha nada mais é do que uma forma criativa e pouco convencional de divulgar um produto ou serviço de um negócio. Em suma, é uma estratégia mais agressiva, visto que ela se destaca por:
A ideia desse conceito de marketing é atrair a atenção do cliente em potencial, mesmo que de uma forma que o deixe em choque. De modo que, ao fazer isso, obriga as pessoas a prestarem a atenção em um produto ou serviço da sua marca.
Isso, no entanto, é a intenção desse tipo de estratégia, causar espanto e ficar na mente das pessoas para atingir os objetivos da marca. Contudo, é preciso conhecer mais desse método nada convencional de fazer marketing.
No marketing de guerrilha há alguns aspectos que o destacam, como a criatividade. Em suma, esse é um dos pilares do método, pois é a partir dele que os demais pontos irão se desenhar.
A ideia é explorar uma abordagem nova e inesperada, como ir para as ruas, fazer flashmobs, arte e shows improvisados. Você também pode ir por outros caminhos, como no marketing viral, ambiental, de experiência, entre muitos outros.
O objetivo é gerar um impacto nas pessoas de uma maneira que dure muito tempo. Ao passo que o foco é fazer com que o público não só participe, mas compartilhe nas redes sociais para engajar ainda mais a marca.
No marketing de guerrilha, é de suma importância que conheça bem o público que quer atingir antes de seguir com a estratégia. Então, busque saber quais são os interesses, bem como o que esperam de um produto ou serviço, pois são informações úteis.
Não esqueça de definir o objetivo da campanha, ou seja, o que pretende com ela, como ganhar nome no mercado, aumentar as vendas, entre outros. Além disso, para a ideia ter sucesso, seja criativo e original no seu marketing.
Pense em algo que vai deixar o público surpreso e que prenda a sua atenção, mas, não ultrapasse demais os limites. Contudo, crie uma narrativa clara para que a mensagem da sua marca chegue nas pessoas, isso vai ajudar elas a entenderem e compartilhar a ideia.
Para concluir, a sua ideia não terá sucesso se ela não for viral, por isso, poste suas redes sociais e incentive o público a compartilhar. Todavia, embora seja algo para impactar o público, se atente a mensagem que a marca quer passar para não causar efeito inverso.