Como transformar o WhatsApp em uma máquina de vendas?

6 de dezembro de 2023 Escrito por Diego Dias
Como transformar o WhatsApp em uma máquina de vendas? - Socialmaker

Para tornar o WhatsApp uma máquina de vendas, é preciso entender bem alguns fatores e saber como abordar o cliente da forma certa. Por isso, este artigo traz dicas importantes para você aplicar, bem como os gatilhos mentais que irão ajudar no processo.

Como transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas?

Para ser uma máquina de vendas no WhatsApp é preciso estratégia, consistência e saber usar a plataforma do jeito certo. Nesse sentido, você irá utilizar a versão business da plataforma, visto que ela fornece muito mais recursos para as vendas por WhatsApp.

A conta é grátis, é só baixar e instalar no celular corporativo da sua empresa. Em suma, um dos atributos que ela dispõe para negócio é a capacidade de usar em até 4 dispositivos ao mesmo tempo, além de:

  • colocar etiquetas nos contatos;
  • programar mensagens de vendas pelo WhatsApp;
  • criar um catálogo de produtos;
  • respostas automáticas,
  • entre vários outros recursos.

Isso vai ajudar você a dar o melhor suporte possível aos seus contatos. Contudo, após definir essa etapa, faça uma lista de clientes em potencial, bem como os atuais do seu negócio com a permissão.

Agora é a hora de usar a ferramenta para se apresentar e oferecer os serviços da sua marca, assim como os produtos e serviços. Em suma, seja cordial e respeitoso, e pergunte a ele qual o melhor horário para falar sobre o que a sua empresa tem a oferecer.

Como transformar o WhatsApp em uma máquina de vendas?

Ser uma máquina de vendas no WhatsApp envolve estratégia e consistência. Imagem de RDNE Stock production no Pexels.

Mostre o catálogo de produtos

Você já fez o primeiro contato e o cliente mostrou interesse, agora é agora de consolidar as vendas pelo WhatsApp com o catálogo de produtos. É por meio deles que a pessoa terá um vislumbre do que você oferece.

Isso, a princípio, precisa de uma configuração onde irá inserir a descrição dos seus itens, bem como preço e boas imagens. Nesse sentido, é vital que a sua equipe faça um bom atendimento, pois tal fator é crucial para fechar a venda.

Como transformar o WhatsApp em uma máquina de vendas?

Para ser uma máquina de vendas no WhatsApp, use a função de catálogo. Imagem de Antony Trivet no Pixels.

Use a função status

A função status é outra ferramenta do WhatsApp que irá ajudar você a vender mais. Em síntese, nela, poste as vantagens dos seus produtos, assim como promoções, descontos e outros benefícios, isso vai gerar interesse no seu cliente.

Como transformar o WhatsApp em uma máquina de vendas?

Para ser uma máquina de vendas no WhatsApp, automatize suas respostas. Imagem de USA-Reiseblogger no Pixabay.

Uma máquina de vendas precisa ser ágil

Para que seu WhatsApp seja uma máquina de vendas, você precisa ser ágil nas respostas. Então, automatize as respostas mais básicas para tirar as dúvidas dos clientes, o que vai ajudar a criar um relacionamento mais próximo com eles.

Tenha em mente que não é para tornar a ferramenta um robô, ao passo que, para se aproximar do consumidor, o atendimento personalizado é crucial. Contudo, seja sempre leal, mantenha o respeito com os seus contatos e não os incomode.

Quais gatilhos mentais usar para ser uma máquina de vendas no WhatsApp?

Para ser uma máquina de vendas no WhatsApp, você deve dominar os gatilhos mentais, como o da escassez, um dos principais, Em suma, o que fará é dizer ao cliente que o produto é limitado, gerando uma urgência na pessoa, além desse, vale citar:

  • urgência, similar o de escassez, mas diz respeito ao prazo do produto;
  • novidade, esse é um dos gatilhos mentais que desperta o senso de exclusividade;
  • reciprocidade, dê algo para o cliente que será benéfico, como um desconto;
  • exclusividade, mostre a ele que o que você oferece, poucos terão;
  • conte histórias que os faça sentir emoção com o seu produto.

Esses são alguns dos principais gatilhos que você pode usar para vender no WhatsApp. No entanto, é de vital que utilize de forma ética, por fim, tenha sempre o foco no cliente para oferecer o melhor dos seus produtos.