Marketing pessoal é uma estratégia útil para quem deseja se promover ou fazer uma boa gestão de sua imagem e reputação. Dessa forma, tem como grande meta alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.
O marketing pessoal, assim como o tradicional, permite promover, mas, nesse caso são pessoas e não produtos. Por isso, ele tem como foco a promoção da própria pessoa como uma “marca”, o que envolve construir:
A combinação de todos esses fatores é útil para criar uma presença impactante, seja no trabalho ou no convívio com as pessoas. Assim, essa é uma estratégia importante em vários aspectos da vida e que exige algumas técnicas de persuasão.
Entenda como usar o marketing pessoal a seu favor. Imagem de Lukas em Pexels.
O marketing pessoal se constrói a partir da junção de várias áreas da vida, como o autoconhecimento. Desse modo, também depende muito da mensagem que você deseja passar e do público-alvo que quer atingir. Por isso, a seguir estão os seus principais conceitos.
Conhecer a si é um dos principais recursos dessa estratégia única. Isso porque, quem deseja se promover de modo eficaz tem que saber reconhecer quais as suas próprias:
O autoconhecimento é o processo de explorar, compreender e se entender de modo profundo e reflexivo. Portanto, se trata de uma jornada interior que envolve a consciência e a compreensão dos próprios pensamentos, emoções, motivações, forças e fraquezas, a partir de:
Ao cultivar o autoconhecimento, você se torna mais autêntico, capaz de tomar decisões que te representam e que se alinham aos seus valores. Assim, isso fortalece a sua imagem e a marca pessoal, o que resulta em um marketing consistente.
O marketing pessoal é uma ferramenta poderosa. Imagem de RDNE Stock Project em Pexels.
Definir a sua marca pessoal envolve identificar, comunicar e assimilar o feedback que lhe torna único e valioso. Assim, é o modo como será visto pelas pessoas ao seu redor, ou seja, a imagem que se projeta para o mundo e a percepção que os outros têm de você.
Desenvolver e manter uma rede de contatos profissionais, ou seja, fazer networking é crucial para o marketing pessoal. Por isso, participar de eventos, usar plataformas online e cultivar relações são formas de atingir essa meta.
Essa é uma habilidade que pode melhorar com o tempo e prática. Isso porque, uma rede robusta não apenas oferece suporte para quando você precisar, mas, também cria oportunidades de crescer e se desenvolver.
Ter uma presença online positiva é essencial para se promover. Então, isso pode incluir otimizar perfis em redes sociais profissionais, criar um blog ou site pessoal, ou mesmo participar de discussões relevantes.
Invista no seu marketing pessoal. Imagem de Mikael Blomkvist em Pexels.
O marketing pessoal serve para que você possa se comunicar de modo eficiente e conseguir vender a sua imagem. Por isso, esse é um processo contínuo que não para de se desenvolver.
Não se trata só de autopromoção, mas de criar uma visão autêntica e positiva que reflita quem você é e o que pode oferecer. Dessa forma, ao construir uma marca pessoal forte, se influencia a percepção que os outros têm e cria a chance de avançar em sua carreira e vida pessoal.