Marketing pessoal é uma estratégia útil para quem deseja se promover ou fazer uma boa gestão de sua imagem e reputação. Dessa forma, tem como grande meta alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.
O marketing pessoal, assim como o tradicional, permite promover, mas, nesse caso são pessoas e não produtos. Por isso, ele tem como foco a promoção da própria pessoa como uma “marca”, o que envolve construir:
A combinação de todos esses fatores é útil para criar uma presença impactante, seja no trabalho ou no convívio com as pessoas. Assim, essa é uma estratégia importante em vários aspectos da vida e que exige algumas técnicas de persuasão.
O marketing pessoal se constrói a partir da junção de várias áreas da vida, como o autoconhecimento. Desse modo, também depende muito da mensagem que você deseja passar e do público-alvo que quer atingir. Por isso, a seguir estão os seus principais conceitos.
Conhecer a si é um dos principais recursos dessa estratégia única. Isso porque, quem deseja se promover de modo eficaz tem que saber reconhecer quais as suas próprias:
O autoconhecimento é o processo de explorar, compreender e se entender de modo profundo e reflexivo. Portanto, se trata de uma jornada interior que envolve a consciência e a compreensão dos próprios pensamentos, emoções, motivações, forças e fraquezas, a partir de:
Ao cultivar o autoconhecimento, você se torna mais autêntico, capaz de tomar decisões que te representam e que se alinham aos seus valores. Assim, isso fortalece a sua imagem e a marca pessoal, o que resulta em um marketing consistente.
Definir a sua marca pessoal envolve identificar, comunicar e assimilar o feedback que lhe torna único e valioso. Assim, é o modo como será visto pelas pessoas ao seu redor, ou seja, a imagem que se projeta para o mundo e a percepção que os outros têm de você.
Desenvolver e manter uma rede de contatos profissionais, ou seja, fazer networking é crucial para o marketing pessoal. Por isso, participar de eventos, usar plataformas online e cultivar relações são formas de atingir essa meta.
Essa é uma habilidade que pode melhorar com o tempo e prática. Isso porque, uma rede robusta não apenas oferece suporte para quando você precisar, mas, também cria oportunidades de crescer e se desenvolver.
Ter uma presença online positiva é essencial para se promover. Então, isso pode incluir otimizar perfis em redes sociais profissionais, criar um blog ou site pessoal, ou mesmo participar de discussões relevantes.
O marketing pessoal serve para que você possa se comunicar de modo eficiente e conseguir vender a sua imagem. Por isso, esse é um processo contínuo que não para de se desenvolver.
Não se trata só de autopromoção, mas de criar uma visão autêntica e positiva que reflita quem você é e o que pode oferecer. Dessa forma, ao construir uma marca pessoal forte, se influencia a percepção que os outros têm e cria a chance de avançar em sua carreira e vida pessoal.