Como funciona o marketing cloud?

27 de fevereiro de 2024 Escrito por Diego Dias
Como funciona o marketing cloud? - Socialmaker

Usar o marketing cloud na sua empresa pode ser uma forma inteligente e eficaz de criar, gerir e executar as suas campanhas. Então, saiba o que é esse tipo de recurso, veja como ele funciona e entenda como isso pode ajudar o seu negócio.

O que é o marketing cloud?

Marketing cloud são plataformas de armazenamento em nuvem que servem para criar as estratégias de marketing da sua empresa e executá-las. Ao passo que, a sua maior característica é integrar processos e ferramentas, como

  • automação de marketing;
  • gerir uma campanha publicitária;
  • análise de dados;
  • e-mail marketing;
  • mídias sociais;
  • personalizar conteúdo;
  • entre vários outros recursos.

Tudo isso em uma só plataforma, ou seja, as marcas que adotam esse tipo de método, se tornam mais flexíveis e eficazes. Uma vez que as suas operações de marketing estão em um único lugar.

A empresa pode criar as suas campanhas e automatizá-las, bem como personalizar a interação com o cliente com base em seus gostos, preferências e comportamentos.

É possível gerir as campanhas de marketing nos mais diversos tipos de canais de comunicação, seja por e-mail, redes sociais, SMS e outros. Ao passo que, a plataforma junta tudo em um só lugar e de forma coordenada.

Tudo para o marketing da sua empresa

A gestão em nuvem das suas ações de marketing tem tudo o que você precisa para vender bem e conquistar o seu cliente ideal. Em suma, elas contam com ferramentas de análise de dados, bem como recursos que ajudam a captar leads e personalização de conteúdo.

Também vale citar que esse modelo de estratégia permite a integração com plataformas de CRM, ERP e outras que a empresa usa. A princípio, a ideia é alinhar todas as ferramentas que a marca usa, o que torna a sua abordagem mais eficaz.

Elas se destacam ainda pelo alto nível de segurança, ou seja, a sua empresa terá um armazenamento de qualidade com proteção dos dados dos clientes.

Como funciona o marketing cloud?

O marketing cloud integra uma série de ferramentas em um só lugar para a sua empresa. Imagem de Kindel Media no Pexels.

Como funciona o marketing cloud?

O Marketing cloud funciona com uso de uma plataforma de armazenamento em nuvem que você deve escolher para o seu negócio. Em suma, há muitas delas de várias empresas, por exemplo, o Salesforce, Adobe e Oracle, todas com esse tipo de serviço.

Elas integram dados de diversas fontes e os armazenam, ao passo que você e sua equipe podem acessar quando e de onde quiser. A princípio, a ideia dessa coleta de informações tem como intuito entender tudo sobre o cliente, a fim de criar estratégias eficazes.

Como funciona o marketing cloud?

O marketing cloud funciona ao integrar dados de diversas fontes da sua empresa. Imagem de Pixabay no Pexels.

A automação

Um dos recursos que essas plataformas melhor dispõe é a automação de marketing. Em suma, isso significa que as empresas podem deixar alguns processos no modo automático, seja mandar um e-mail, gerar leads marketing, segmentar público e mais.

Isso é um atributo vital para negócios que lidam com clientes em larga escala e precisa se comunicar com eles de uma forma eficaz. A princípio, você pode personalizar a abordagem para que ela ocorra com eficiência.

Como funciona o marketing cloud?

O marketing cloud permite a automação de processos da sua empresa. Imagem de AlphaTradeZone no Pexels.

Campanhas multicanais

Para concluir, o cloud marketing se destaca por permitir que as equipes atuem com várias campanhas ao mesmo tempo, e em diversos canais.

As mais comuns são as redes sociais, e-mail, anúncios online, SMS, entre outras, o que permite coordenar as mensagens em uma única linguagem. Do mesmo modo, você pode ainda analisar o desempenho de todas as suas estratégias.