Há diversas formas de trabalhar a marca do seu negócio e uma das estratégias de Marketing Digital é o uso do WhatsApp. Antes, este app era exclusivamente voltado para a comunicação, hoje ele é uma ferramenta que auxilia na jornada do cliente e nas vendas.
O WhatsApp é um aplicativo que faz parte do fortalecimento da sua marca, afinal, ele é um dos mais usados no país e no mundo. São mais de 1,3 milhões de usuários, 120 milhões só no Brasil, o que o tornou, portanto, um dos principais canais de comunicação.
Ele é uma forma de gerar oportunidades para o seu negócio por meio da promoção dos seus produtos e serviços. Além disso, cria um relacionamento mais próximo com os seus clientes com uma versão mais recomendada que é o WhatsApp Business.
Vale ressaltar que para usar o app na sua estratégia é necessário criar um plano estruturado para alcançar os seus objetivos. Além disso, você deve analisar a cadência das mensagens e o tom da fala para atingir o público de modo assertivo e com resultados.
WhatsApp é um aplicativo de comunicação criado em 2009 que ultrapassou o uso do Facebook Messenger logo no seu lançamento. Com ele é possível trocar mensagens de texto, imagens, áudio, bem como vídeos com o uso de uma conexão com a internet.
Ele é o sucessor do SMS e ganhou espaço no mercado com muita velocidade. Então, logo ele ganhou funcionalidades como o status que fica disponível por 24 horas da mesma forma que os aplicativos Snapchat e Instagram. Assim, logo se tornou um canal de vendas.
Em 2017, foi criada a versão Business exclusiva para negócios, com uma série de funções que visam facilitar a rotina dos empreendedores. Veja em seguida, uma lista com as principais:
A sua marca precisa de vários canais de comunicação para atingir os seus clientes de forma mais ampla e eficaz. Confira em seguida, 4 formas de uso do WhatsApp na prática e veja qual delas se adapta ao seu negócio:
Todas essas funções atribuídas ao aplicativo de comunicação fazem com que a sua marca tenha um maior alcance. Além disso, você agiliza a solução dos seus clientes de modo mais ágil, afinal, a maioria das pessoas usam o smartphone nas suas atividades.
Com o uso do WhatsApp na estratégia da sua marca, você consegue alguns benefícios que farão com que a sua rotina se torne mais organizada. Além disso, pode fazer divulgações com mais agilidade e de modo mais assertivo por conta de:
A rapidez tem relação com a velocidade com que você consegue interagir com o seu cliente. Já a familiaridade se estende aos usuários do app de todas as idades. Por fim, a comodidade que se tem para se comunicar onde e quando quiser.
Para ter resultado a constância deve ser mantida, mas tome cuidado com os excessos para evitar que o cliente o bloqueie ou o retire dos contatos. Então, vale criar um plano bem elaborado e que seja proveitoso tanto para a sua marca, quanto para o consumidor.