Planejamento estratégico, veja o que fazer para impulsionar a sua empresa

26 de fevereiro de 2023 Escrito por Diego Dias
Planejamento estratégico, veja o que fazer para impulsionar a sua empresa - Socialmaker

O planejamento estratégico é a forma eficaz de conquistar os objetivos da empresa. Através de indicadores é possível visualizar os pontos fortes e aqueles que precisam ter melhores resultados, por isso, é importante saber como se dá o processo de criação.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é a criação e a prática de um método para alcançar um objetivo na organização da empresa. Assim, após as análises, o melhor caminho é escolhido para chegar ao sucesso.

É nessa hora que se traça metas, quais os melhores indicadores estratégicos e o que se quer alcançar. Enfim, todos esses pontos devem ficar claros, por isso, apesar de simples, o planejamento é feito com atenção e foco durante todo o processo.

Homem e mulher analisando post-its colados em quadro branco em local de trabalho

O Planejamento estratégico é preciso para alcançar um objetivo na empresa. Imagem de Freepik em Freepik

Qual é o objetivo do planejamento estratégico?

O principal objetivo do planejamento estratégico, de um modo geral, é orientar a empresa na busca do melhor resultado. Ele também, aliás, é bom quando alguma operação, setor ou serviço precisa de reorientação.

Os responsáveis pelo processo, a princípio, têm como meta superar as dificuldades que a empresa vem enfrentando. Entretanto, ele é tão abrangente que ele pode ajudar a reverter uma situação não esperada, assim como, mudar a rota para atingir, enfim, o objetivo.

Como fazer um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é feito de forma simples, seguindo etapas para ser bem sucedido, no geral, é preciso observar e traçar um objetivo. É importante seguir um método já visto por grandes gestores, dentre eles aparecerá algumas variações.

Logo, o planejamento também evolui com o tempo e o tipo de empresa, um exemplo é o Live Shop que é parte da estratégia de vendas para os novos modelos de comércio e-commerce. Enfim, outro tipo de meta para uma empresa pode ser o zero-party data, termos antes desconhecidos.

Etapas do planejamento

A primeira etapa é construir as premissas, logo, nesse momento é feita a leitura da organização. É visto a missão, visão e valores, antes de mais nada, assim como, todos os documentos que definem as atribuições e os marcos regulatórios da empresa.

Todos os documentos como decretos e regimento devem ser revistos. Até porque, tudo o que foi feito na empresa até então serve como lição. Dessa forma, antes de mais nada, o plano estratégico não começa do zero, sua base é em tudo que envolve o ser da empresa.

É interessante, logo após, mobilizar os líderes, desde a alta administração, até os setoriais. Eles serão responsáveis pela proposta de futuro para a instituição. Enfim, dentro das discussões, antes de mais nada, é levado em conta os seguintes pontos:

  • Razão de ser da empresa;
  • Resultados atuais;
  • Comunicação;
  • Marketing;
  • Os produtos e serviços;
  • Qualidade da mão de obra;
  • Tecnologia utilizada;
  • Recursos.

Enfim, a análise SWOT auxilia, pois, ela identifica os pontos fortes e fracos da organização. Além disso, ela examina as oportunidades e possíveis ameaças que a empresa enfrentará.

Mulher analisando post-its colados em quadro branco em escritório

O Planejamento estratégico leva em conta vários pontos da empresa. Imagem de Kamran Aydin v em Freepik

Escolhas para o planejamento

Nesse momento é bom saber aonde a empresa deseja chegar, questões simples como para onde vamos e qual o ponto que se deseja evoluir, são respondidas. Enfim, essa visão do futuro ajuda a gerir a estratégia, a mudança que precisa ser feita, além de inspirar os envolvidos.

Elaboração do plano estratégico

É a materialização do processo, logo, as ideias que serão feitas e os meios utilizados. Assim, nesse momento é feito o modelo de decisões, os objetivos a longo prazo e a prioridade de alocação de recursos.

Nessa etapa, também, será feita em detalhes os planos tático e operacional e os indicadores que serão postos em prática. Enfim, é possível acompanhar a eficiência, eficácia e efetividade.

Implementação e Monitoramento

Os planos entrarão em ação, a partir daí, é a hora da mudança. Também, é nesse ponto que se começa a monitorar as métricas. Por fim, é preciso paciência e sempre que necessário reuniões para acertar as arestas.