Automatizar WhatsApp é uma prática inovadora que as empresas utilizam para melhorar como falam com os clientes e tornar a comunicação mais eficiente. Por isso, o texto a seguir explora os benefícios de fazer o uso dessa técnica no dia a dia do seu negócio.
Para automatizar WhatsApp, antes de tudo, é preciso buscar por opções que contem com bons recursos, como, por exemplo, gestão de mensagens, envio de respostas prontas e opções para tornar o serviço mais pessoal. Depois disso, basta:
Vale lembrar ainda que cada negócio é único, ou seja, tem as suas próprias metas, desafios e requisitos típicos. Portanto, é crucial adaptar o plano de ação, assim como o enfoque para se alinhar com a identidade da marca, o público-alvo e os objetivos comerciais.
Embora seja um processo de melhoria, é possível surgirem falhas pontuais ao longo do processo de automação. Para lidar com eles, então, é vital:
O custo da API do WhatsApp varia de acordo com a BSP (Business Solutions Provider) que a empresa opta, enquanto o preço das conversas variam conforme o país. No Brasil, o chat iniciado pelo usuário custa R$ 0,25, já quando é empresa vale R$ 0,39.
No entanto, o processo pode ser feito por meio de plataformas que fazem a integração com o app, bem como a API oficial da marca. Com esse recurso, aliás, dá para definir gatilhos e a resposta automática para cada um, ou até mesmo um menu de opções iniciais.
As vantagens de automatizar WhatsApp estão ligadas a eficiência das operações. Isso porque, o envio de respostas prontas reduz o tempo gasto em tarefas repetitivas e libera a equipe para focar em atividades mais estratégicas. Confira abaixo outros cinco benefícios.
Quando a empresa faz uso da automação há uma redução de custos, pois as pessoas não precisam fazer as coisas uma por uma. Além disso, o time de funcionários não precisa ser muito grande, visto que a ação humana é a mínima possível.
Oferecer respostas rápidas é um dos maiores pontos positivos, pois os usuários não gostam de esperar muito por um retorno. Como resultado, ajuda a manter os clientes mais felizes, o que pode ser sentido nas avaliações online.
A personalização aprimorada serve para aproximar o cliente à marca com algo que parece feito para ele. Por exemplo, dá para dizer “Olá” seguido pelo nome da pessoa. Isso faz ela se sentir especial e mais ligada à sua empresa, o que é ótimo para fidelizá-lo.
Analisar dados e aplicar melhorias com base neles é essencial. Em outras palavras, é como olhar para um mapa que mostra se você está indo bem e onde pode melhorar. Com esses eles, aliás, você pode fazer ajustes para deixar as coisas ainda melhores.
Segmentar o público-alvo é como separar as pessoas que têm algo em comum em grupos. Dessa forma, torna-se possível enviar mensagens que se encaixem em cada interesse. Isso te ajuda a mostrá-las que você entende o que elas querem.
Automatizar WhatsApp pode ser útil para vários tipos de negócios, porém, não é uma solução universal. Logo, é importante pensar no perfil de empresa que você tem e nas necessidades dos seus clientes.