O trabalho de vendedor autônomo confere liberdade de fazer seus próprios horários, mas requer organização para escalar os negócios. Nesse contexto, o WhatsApp pode ser de grande ajuda para divulgar e também agilizar o atendimento.
O vendedor autônomo é aquele que realiza a atividade comercial sem nenhum vínculo com empresas. Assim, tem a liberdade de empreender e definir sua forma de trabalho, e quais produtos vai incluir em seu portfólio.
Uma das formas de fazer isso é adquirir os produtos para revenda, dessa forma pode definir qual será o percentual de lucro que vai ter.
Em outros casos, o vendedor decide trabalhar como representante de uma marca, e recebe um percentual sobre os negócios que fechar. Nesse caso, há a vantagem de contar com a autoridade da empresa e também o suporte em relação ao produto.
Mesmo com as vantagens de trabalhar por conta própria, há alguns desafios para enfrentar na profissão. O principal deles é a falta de estabilidade, por isso, se as vendas caem ou o vendedor fica doente e não pode trabalhar, perde a sua fonte de renda.
Para isso, é essencial que se tenha uma boa organização e controle financeiro, a fim de formar uma reserva de emergência. Assim, é possível ter um respaldo em caso de necessidade.
Um vendedor autônomo de sucesso precisa saber se comunicar bem e dominar as técnicas de negociação. Outras habilidades também podem aumentar as chances de crescer nesse ramo, como, por exemplo:
Fora esses aspectos, quem trabalha com vendas de forma autônoma é essencial saber como fazer a prospecção de novos clientes. Para isso, construir uma rede de networking é um ótimo passo.
O aplicativo de mensagens pode ajudar muito o vendedor autônomo, para fechar vendas e até receber pagamentos. Uma das vantagens é que o WhatsApp é um dos apps com maior frequência de uso pelos brasileiros.
Logo, existe um grande número de clientes em potencial que usam o aplicativo para fins pessoais, de trabalho e também para fazer compras.
Para usar o WhatsApp para vendas, o primeiro passo é configurar sua conta como comercial, porque esse perfil tem mais recursos para atender os clientes. Em seguida, inclua no perfil os principais dados, como, por exemplo:
Coloque ainda uma foto no perfil, a fim de facilitar a identificação, mas tome cuidado para que a qualidade da imagem seja boa. Além disso, cuide da apresentação pessoal, evite uso de óculos escuros e busque uma boa iluminação.
O vendedor autônomo pode potencializar suas vendas com o WhatsApp, ao incluir os produtos em catálogo, por exemplo. Com isso, o cliente que entra em contato pode escolher os itens e já realizar o pedido, o que economiza mais tempo.
Na plataforma também é possível enviar os links para pagamento, de forma fácil e segura. Ainda, há opção de separar as mensagens por marcadores, conforme o status da negociação.
Outro recurso muito útil são as listas de transmissão, que permitem enviar uma mesma mensagem a vários contatos. Com isso, é possível divulgar uma promoção ou uma nova coleção, por exemplo, de forma ainda mais rápida.
Vale destacar, no entanto, que para esse tipo de envio é preciso que o cliente autorize. Por isso, quando entrar em contato ou fechar uma venda, pode questionar se ele aceita ser incluído para receber ofertas.
Da mesma forma que no Instagram, no WhatsApp é possível postar fotos e vídeos que ficam visíveis apenas por 24 horas. Essa é uma boa opção para despertar o interesse dos clientes e gerar mais vendas.