As vendas assistidas são uma forma de solucionar desafios como vender mais e conseguir fidelizar seus clientes. Dessa forma, esse conceito é um dos jeitos de se obter sucesso e vale a pena conhecer mais sobre ele para entender como funciona na prática.
As vendas assistidas, ou venda guiada, tem a meta de tirar as dúvidas que o cliente possa ter durante o processo de compra para assim, melhorar a sua experiência. Assim, é um tipo de venda onde se tem um vendedor especialista no produto ou serviço que deseja.
O profissional não só vende, mas tem que encontrar a melhor resposta para uma questão ou necessidade. Por isso, ao contrário do autoatendimento, o vendedor aqui faz a ponte entre o que seu freguês precisa e as soluções da empresa.
Para este tipo de serviço, é crucial que a equipe entenda sobre planejamento de vendas e conheça os recursos de seus produtos. Então, tem que saber ouvir os problemas do cliente e buscar soluções ideais para uma boa execução da estratégia.
Uma etapa crítica nesse modelo de vendas é a apresentação que se tem que fazer. Portanto, não importa qual produto ou serviço você ofereça, o modo como seus vendedores mostram faz toda a diferença no resultado das vendas, seja online ou na loja.
As vendas assistidas ocorrem quando se auxilia o cliente ao explicar as características de cada produto e como utilizá-lo. Por isso, ela é muito aplicada no dia a dia, em várias situações como:
Ela é útil nos casos onde a jornada do consumidor é muito mais longa, cheia de divergências e perguntas. Isso porque, a decisão tem grande impacto financeiro, no seu nível de bem-estar e em ser capaz de solucionar seu problema.
Na venda assistida, há várias vantagens que a torna ideal, como a fidelização do cliente. Ao longo dessa experiência, o seu público-alvo faz perguntas específicas sobre o que se vende, o que oferece benefícios que ajudam muito na hora de fechar negócio.
É crucial, então, que o vendedor seja bem preparado para responder a todas as questões, como, por exemplo:
Veja a seguir quais são os principais benefícios desse tipo de venda, a fim de entender melhor porque ela é essencial para alguns perfis de negócios.
Com esse processo dá para reduzir o tempo que o consumidor leva para concluir o processo de compra. Dessa forma, dá para atender um número maior e fazer com que eles façam compras certeiras.
O sucesso na fidelização de clientes se relaciona à experiência oferecida no serviço de venda assistida. Assim, eles ficam satisfeitos, voltam para novas compras e ainda podem recomendar o negócio para outras pessoas.
As vendas assistidas podem ser um ótimo jeito de criar conexões com os clientes, logo, é necessário saber como colocá-la em prática. Dessa forma, para funcionar é crucial conhecer o seu produto, ou serviço, bem como o seu freguês.
Na hora de mostrar a solução é bom destacar como o produto pode resolver um problema específico. Além disso, é necessário criar uma experiência personalizada, que solucione o caso e crie uma relação de longo prazo para quem deseja empreender.