Como funciona o mapa da jornada do cliente?

21 de outubro de 2023 Escrito por Diego Dias
Como funciona o mapa da jornada do cliente? - Socialmaker

Mapa da jornada do cliente é um recurso poderoso que ajuda as empresas a entenderem a experiência do cliente. Dessa forma, ele atua desde o primeiro contato até que conclua uma compra, veja mais a seguir e entenda como montar seu planejamento de vendas.

O que é o mapa da jornada do cliente?

Mapa da jornada do cliente é um recurso visual usado por empresas para entender os diferentes rumos que seus clientes podem tomar até a compra. Assim, ele cobre desde o início da necessidade de consumo, ainda na pré-venda, até o pós-venda.

Como funciona o mapa da jornada do cliente?

O mapa da jornada do cliente é um recurso muito útil para as marcas. Imagem do Freepik

No mercado ele possui outros nomes, como Customer Journey Map, por exemplo. Além disso, ele pode ser lido como um guia comportamental único para os seus clientes, o que o tornam eficiente em suas propostas.

Um dos principais recursos para fazer com que essa estratégia funcione é conhecer bem o comportamento do público-alvo. Então, esse é um saber essencial para quem deseja crescer no grande mercado competitivo hoje em dia.

Por que conhecer o seu cliente?

Saber como o seu cliente age e compra, te dá a chance de se preparar para essas ações. Isso porque, cria estratégias que casem com tais ações e tornem a jornada muito mais atrativa para a conversão e até mesmo para a fidelização.

Após mapear o rumo que os clientes tomam antes de definir os seus atos, dá para chegar a uma ideia muito mais precisa desse assunto. Além disso, a jornada do cliente é uma leitura, que agrega muito a todos, porque guia com instruções sobre o que se deve fazer.

As possibilidades de melhorias que ele traz, são boas para otimizar um negócio para ele funcionar como uma máquina bem lubrificada. Assim, ele te ajuda a manter um padrão de qualidade em suas franquias mesmo quando é para a sua expansão.

Por que fazer um mapa da jornada do cliente?

Fazer um mapa da jornada do cliente é crucial para a sua empresa, porque vai ajudá-la a crescer e se desenvolver de forma coesa. Dessa forma, ajuda para não perder o foco em seus clientes e na qualidade que entrega.

Como funciona o mapa da jornada do cliente?

O mapa da jornada do cliente ajuda a decifrar o comportamento das pessoas e ver como se dá a sua interação. Imagem de rawpixel.com no Freepik

O seu foco é entender porque o cliente é importante e ver o que buscam de verdade na hora da compra. Ou seja, com o mapa dá para descobrir as principais questões que cercam os clientes, como:

  • o quê;
  • como;
  • quando;
  • onde;
  • por que estão comprando?.

Saber isso tudo com precisão é a forma mais correta de empreender, para prezar pelo que se chama de Customer Centricity. Por isso, essa é uma estratégia de gestão com foco total nos clientes.

Essa é uma nova tendência, que veio para ficar no mercado, por ser ideal para expandir os negócios. Além disso, serve para conquistar e fidelizar mais fregueses, para o negócio crescer por meios orgânicos.

Como funciona o mapa da jornada do cliente?

O mapa da jornada do cliente é muito eficiente para melhorar os processos do marketing. Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Como o mapa da jornada do cliente contribui para vender mais?

O mapa da jornada do cliente ajuda a entender como o cliente age e o que ele deseja, o que auxilia a atendê-lo melhor. Isso porque, acha os pontos de contato cruciais, o que aumenta as chances de conversão, já que torna a experiência única.