Exemplos de marketing de conteúdo no WhatsApp para você aplicar no dia a dia do seu negócio

26 de outubro de 2022 Escrito por Diego Dias

Os exemplos de marketing de conteúdo para WhatsApp têm como função inspirar as empresas a terem um maior contato com os leads. Afinal, é uma estratégia essencial para quem deseja oferecer suporte ao cliente, alavancar as vendas e divulgar suas ofertas.

Entenda o conceito de exemplos de marketing de conteúdo

São estratégias que visam a criação e a produção de conteúdo para atrair e converter novos leads. Dessa forma, o seu principal objetivo é engajar e reter os usuários por meio da entrega de materiais relevantes. Assim, essa tática pode explorar vários formatos, como:

  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Blogs;
  • Posts em redes sociais.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do Brasil. Desse modo, graças aos seus recursos é possível aplicar diversos exemplos de marketing de conteúdo. Com a meta de promover produtos e serviços, além de visar um contato positivo com os clientes.

imagem de uma pessoa trabalhando em uma mesa com diversos relatórios espalhados e um monitor

Os exemplos de marketing de conteúdo visam a criação de tópicos para atrair clientes. Imagem de Firmbee.com no Unsplash

Persona

Antes de tudo, é preciso definir com cuidado o perfil do público a fim de guiá-lo entre as etapas do funil de vendas. Para isso, procure realizar pesquisas para saber quais são as dores e os desejos das pessoas. Com isso, será mais fácil chamar a atenção da persona.

Quais são as vantagens do uso de exemplos de marketing de conteúdo no WhatsApp?

Ele propicia muitas vantagens para aqueles que o adotam como parte do plano para ampliar as vendas. Uma vez que este aplicativo é versátil e atinge todas as faixas de idades. Além disso, pode-se elevar o nível de interação entre uma empresa e os usuários.

Rapidez

O app oferece às pessoas a entrega garantida das mensagens que foram enviadas. Dessa forma, deve-se destacar que ele possui funções específicas para facilitar o modo como os indivíduos se comunicam. Logo, o uso de tags permite identificar as conversas mais rápido.

A divulgação de produtos

Com os exemplos de marketing de conteúdo pode-se divulgar novos serviços de uma forma menos invasiva. Uma vez que o cliente aceitou receber esses avisos ao entrar no grupo. Desse modo, pode-se engajar os leads e aumentar o alcance da marca nas redes.

Comodidade

Escolher o momento em que vai visualizar e responder é um dos fatores que geram uma grande disposição aos usuários. Visto que eles se sentem mais à vontade em resolver problemas e até mesmo realizar a compra de novos produtos por meio deste aplicativo.

Exemplos de marketing de conteúdo no WhatsApp

Para criar um plano eficaz, é preciso, antes de tudo, adequar os seus materiais para o formato do canal de comunicação que escolheu. Dessa forma, pode-se educar o público de modo a ganhar mais autoridade no assunto e influenciar na aquisição de itens, além de:

  • Alavancar as vendas;
  • Interagir e fidelizar clientes.

Os exemplos de marketing de conteúdo são essenciais para quem busca nutrir a base

de leads e ao mesmo tempo agregar valor aos serviços. Desse modo, veja a seguir quatro dicas para aplicar essas ideias no seu negócio e ter sucesso na conversão dos usuários.

1. Envie poucas mensagens

Evite ao máximo publicar novas ofertas dos seus produtos a todo instante. Pelo contrário, use o WhatsApp para gerar valor às pessoas por meio de conteúdos que possam ajudá-las a atingir o resultado esperado. Assim, defina horários para postar e incentive os leads com:

  • Dicas sobre o seu nicho;
  • Áudios e vídeos exclusivos;
  • Fotos de antes e depois.

Utilize textos curtos com emojis muito bem conhecidos a fim de convencer os usuários. Ao escrever fale sobre os desejos e os medos da persona de modo que ela encontre nos seus serviços a solução para os problemas. Além disso, busque despertar emoções positivas.

2. Preste atenção na comunicação

A dica de ouro é sempre usar o primeiro nome do cliente a fim de manter uma relação amigável. Dessa forma, evite o envio de mensagens iguais, como as correntes, e tente responder as conversas o mais rápido possível. Logo, prefira utilizar o WhatsApp pelo PC.

A estratégia multicanal

Para que os exemplos de marketing de conteúdo deem certo, é preciso focar em outras plataformas digitais. Assim, antes de guiar os leads até os grupos, deve-se promover ações. Com o intuito de captar e fidelizar as pessoas certas para realizar a aquisição dos serviços.

3. Abra um canal de vendas

Essa é uma boa forma de interagir com os usuários e sanar as dúvidas. Uma vez que a intenção é tornar o processo de vendas ainda mais fácil. Desse modo, ofereça aos clientes um catálogo com os produtos e as formas de pagamento por meio do WhatsApp business.

Os recursos

A função de etiquetas permite organizar as conversas de forma que os pedidos mais urgentes possam ser atendidos primeiro. Por isso, saiba quais são os principais recursos desse aplicativo, a fim de agilizar todas as demandas e assim obter resultados eficazes.

4. Use os exemplos de marketing de conteúdo para investir no pós-vendas

Após a realização de uma compra, pergunte ao cliente se o produto satisfez todas as suas intenções e se foi recebido em boas condições. Assim, com esse feedback é possível saber se ele enfrentou algum problema para ajudá-lo a encontrar a solução e criar laços duráveis.

Fidelize

Os exemplos de marketing de conteúdo tornam mais fáceis as chances de atrair e reter um maior número de usuários. Dessa forma, para elevar as vendas e a satisfação dos leads utilize essas estratégias no WhatsApp a fim de garantir um maior contato com o público-alvo.