A análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito útil para empresas de todos os tamanhos. Isso porque, com ela é possível avaliar a posição de uma marca no mercado. Além disso, permite identificar fatores que podem impactar o seu desempenho.
Análise SWOT é uma sigla em inglês que significa: Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats. Dessa forma, ao traduzir para o português, o FOFA quer dizer:
Assim, é um método útil para criar táticas de gestão. Do mesmo modo, facilita a definição de metas e as tomadas de decisões. Pois, ajuda a verificar os pontos fortes e fracos, bem como, as oportunidades e também ameaças que a empresa pode enfrentar.
Isso facilita criar um plano de ação eficaz para enfrentar os desafios. Assim, aumenta as chances do negócio crescer. Portanto, ao realizar a análise, a empresa deve olhar para dentro de si e conhecer quais são suas principais:
Ao mesmo tempo, é importante olhar também para o ambiente externo. Em outras palavras, fatores que influenciam o modo como os consumidores se comportam.
Além disso, avaliar a concorrência, a situação política e a econômica atual. Ou seja, acompanhar as mudanças e tendências de mercado.
As forças de uma empresa podem incluir aspectos como uma marca bem reconhecida. Ou, uma equipe muito hábil e até mesmo produtos inovadores. Por outro lado, os pontos fracos podem ter relação com a gestão ou pouco investimento em tecnologia, entre outros.
Em relação às oportunidades, elas são os aspectos positivos do ambiente externo. Isto é, fatores que acontecem fora da empresa, mas que podem ter impactos positivos nela, como, por exemplo:
Já as ameaças, por outro lado, são os fatores externos que podem prejudicar o bom andamento da empresa. Por exemplo, a entrada de novos concorrentes, mudanças na legislação e instabilidade econômica, entre outros.
Uma forma bastante simples e ágil de fazer a análise SWOT é por meio de uma planilha ou em um quadro. Assim, tudo que você precisa é traçar uma linha horizontal e outra vertical, criando quatro quadrados iguais.
Após isso, escreva em um quadrado a palavra força, no seguinte oportunidades, no próximo fraquezas e por último, ameaças. Em seguida, convide a equipe para fazer uma chuva de ideias.
Liste em cada bloco, conforme o que for surgindo, aquilo em que é forte, fraco, oportuno e o que pode ser visto como ameaça. Uma vez que todas essas variáveis são vistas, a empresa pode criar estratégias para:
Por exemplo, se uma empresa perceber que sua força está na inovação de produtos, ela pode focar em um plano de inovação incremental. Da mesma forma, se o ponto fraco for pouca diversidade de clientes, a empresa pode buscar aumentar seu público-alvo.
Além disso, a análise também pode ser útil para fazer a comparação com os concorrentes. Isto é, identificar os pontos fortes e fracos em relação ao mercado. Pois, isso permite criar táticas mais eficazes para atuar de forma competitiva e se diferenciar.