O que é marketing viral?

18 de dezembro de 2023 Escrito por Diego Dias
O que é marketing viral? - Socialmaker

Marketing viral é uma estratégia de conteúdo para quem deseja ampliar o seu alcance de um modo natural. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre ele e entender como aplicá-lo ao seu negócio para ampliar as suas chances de vender, com um bom planejamento de vendas.

O que é marketing viral?

Marketing viral é uma estratégia de marketing que se baseia em criar um conteúdo ou uma mensagem com o potencial de se espalhar rápido de pessoa para pessoa. Dessa forma, muitas vezes aproveita redes sociais, plataformas e outros meios de comunicação.

A ideia do estilo é que a mensagem se propague de forma exponencial, sem a necessidade de um esforço de marketing direto adicional. Assim, essa propagação ocorre porque as pessoas compartilham o conteúdo de modo voluntário, o que ocorre por vários fatos como:

  • valor informativo;
  • entretenimento;
  • apelo emocional;
  • vontade de serem os primeiros a compartilhar algo interessante.

O termo viral se refere à maneira como o conteúdo se espalha, que é similar à propagação de um vírus. Dessa forma, alguns dos exemplos mais comuns, incluem, por exemplo:

  • vídeos engraçados;
  • memes;
  • campanhas interativas nas redes sociais;
  • tipos de conteúdo que são fáceis de compartilhar.

Essa estratégia pode ser uma maneira eficaz e econômica de aumentar a visibilidade da marca e atingir um público-alvo mais amplo. No entanto, não há garantia de sucesso, já que a viralidade muitas vezes ocorre de forma orgânica e imprevisível.

Quais os benefícios do marketing viral?

O marketing viral oferece vários benefícios para as empresas que conseguem executá-lo com sucesso. Por isso, vale a pena conhecer os principais dele, que estão com muitos detalhes a seguir.

O que é marketing viral?

O marketing viral é uma estratégia importante para construir a marca. Imagem de Lukas em Pexels.

Alcance

Uma campanha viral, de fato, tem o potencial de atingir muitas pessoas em um curto espaço de tempo. Isso porque, é compartilhado de um modo rápido nas redes sociais e em outras plataformas.

Custo-efetividade

Na comparação com algumas formas tradicionais de publicidade, o marketing viral pode ser bastante econômico. Por isso, tem um alcance massivo que pode se atingir sem grandes investimentos financeiros.

O que é marketing viral?

O marketing viral serve para propagar o seu conteúdo com poucos recursos. Imagem de Lukas em Pexels.

Engajamento do público

Um conteúdo viral muitas vezes é compartilhado, porque é cativante, engraçado, inspirador ou emocional. Assim, pode levar a um maior engajamento do público, pois as pessoas estão mais propensas a interagir com conteúdo que as emociona de alguma forma.

Criação de consciência de marca

O marketing desse tipo bem-sucedido pode aumentar muito a visibilidade e a consciência da marca. Então, alcança públicos que podem não se atingir por métodos de marketing tradicionais.

Maior proveito das redes sociais

Com o uso crescente das redes sociais e do compartilhamento online, com essa estratégia, dá para capitalizar com o comportamento natural das pessoas na era digital.

Aumento do tráfego e vendas

Quando a campanha se alinha com as metas de negócios, o aumento da visibilidade e do engajamento pode levar a um aumento no tráfego do site. Dessa forma, tem o potencial de gerar um aumento nas vendas.

O que é marketing viral?

O marketing viral é útil para quem deseja fazer seu conteúdo chegar mais longe. Imagem de Lukas em Pexels.

Vale a pena aplicar o marketing viral?

O marketing viral não é uma garantia de sucesso e pode ser difícil prever o que realmente se tornará viral, mas, é uma estratégia que vale a pena. Além disso, o conteúdo deve ser único e relevante para o público-alvo para ter um bom impacto.